Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.
O calendário oficial de eventos do verão, chamado no Trade Turístico de *Alta Estação* em Salvador, começa com o ciclo de festas populares, em dezembro.
O verão, contudo, já foi antecipado na capital baiana para o mês de novembro, período em que se comemora a ancestralidade africana, cujas raízes na Bahia datam do Período Colonial, com a escravidão de povos da África, que posteriormente legaram aos baianos uma variedade cultural que vai da gastronomia à música e à religiosidade.
Mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, sempre celebrado em 20 de novembro, a cidade, na sua área mais histórica, se tornou ainda mais sincrética, ao som do samba e do gingado das rodas de capoeira.
Uma cidade que fervilha o ano todo, ganha novas cores, sons e ritmos já agora em dezembro, quando
começam as festas populares, onde a religiosidade Católica se mescla com a das religiões de matrizes africanas, iniciando com os festejos de Santa Barbara, ou Yansã, famosa pela oferta de caruru, comida típica da cultura africana e trazida pelos escravos à Bahia.
Mas seguida, já no dia 08 de dezembro acontecem os festejos da Padroeira da Bahia Nossa Senhora da Conceição da Praia, no dia 8, seguido, na mesma área, que vai da parte baixa do o Elevador Lacerda até os limites do bairro do Comércio, a festa de Santa Luzia, j as no dia 13, a que é considerada protetora dos cegos.
Uma pequena pausa para os festejos da virada do ano, cujos pontos principais são o Farol da Barra e a Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, na noite de 31 e manhã do dia 2°. O *Festival da Virada*, outra novidade dos últimos anos, se incorporou ao calendário de eventos festivos do verão, e acontece entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, com uma grade de artistas locais e nacionais.
A chegada do novo ano ganha ponto alto com a tradicional Lavagem do Bonfim, sempre na segunda quinta-feira de janeiro. Da em diante vem o 02 de Fevereiro , quando o boêmio bairro do Rio Vermelho é palco da Festa de Iemanjá, até na a semana seguinte a festa da Lavagem de Itapuã, a última antes do Carnaval, que pela sua dimensão, merece um capítulo a parte.